Sintomas e tratamento da Menopausa com hormônios bioidênticos

Artigos,Destaques
Sintomas da Menopausa

Sintomas da MenopausaComo sobreviver a este período, como saber se já estou entrando na menopausa?
​Quais os pilares de uma menopausa feliz. Todas tem que fazer reposição hormonal?

Primeiro vamos definir menopausa.
Menopausa é um evento, é a última menstruação. Climatério é um período que se inicia antes da menopausa e após a menopausa. Só que o uso do termo menopausa ficou sendo usado como sinônimo de climatério.
A menopausa ocorre a partir dos 40 anos, se ocorrer antes temos a menopausa precoce. Perto do período da menopausa ocorre uma queda dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários (estrógenos, progesterona e testosterona). Os sintomas começam com uma irregularidade menstrual com mudanças no fluxo e períodos da menstruação. As ondas de calor características, uma diminuição da libido, alterações emocionais como irritabilidade e depressão. Alterações do sono, principalmente causado pelas ondas de calor. Ressecamento vaginal, pele seca e sensação de estar envelhecendo muito rápido.
O diagnóstico é feito através dos exames de sangue e é muito importante afastar a possibilidade de uma gravidez. Já tive 3 pacientes que vieram tratar a menopausa e estavam grávidas!!
Na maioria das pacientes, os sintomas são leves e não exigem tratamento. Em outras mulheres temos sintomas que interferem muito da qualidade de vida e com a reposição hormonal ouço muito a frase: “Sou outra mulher” A reposição hormonal deve ser feita preferencialmente com os hormônios isomoleculares ( bioidênticos, naturais, humanos leia o blog sobre eles), pois são mais fisiológicos e mais próximos aos naturais.
Os hormônios podem ser dados por via transdérmica, via oral, via vaginal ou através de implantes.
Um grande receio das pacientes em fazer a reposição hormonal reside na possibilidade de desenvolver câncer de mama. Se indicado na janela de oportunidade (antes de 60 anos e nos primeiros 10 anos após a data da última menstruação) não aumenta a incidência de câncer.
Outro grande receio é o ganho de peso com a reposição hormonal, entretanto, a maioria dos estudos mostra o contrário: as usuárias ganham menos peso e gordura corporal que as não usuárias.
Por isso além da reposição hormonal é importante uma mudança no estilo de vida com uma alimentação mais equilibrada, um sono de qualidade e uma atividade física moderada, além claro de parar de fumar.
A reposição hormonal deve ser individualizada, avaliando-se os riscos para cada caso no que diz respeito ao
tipo de estrogênio e progestagênio, dose, via de administração e a duração do tratamento. Por isso, a importância de um profissional experiente no acompanhamento.

Em caso de dúvida procure Dr José Albino Médico Endocrinologista em Florianópolis.
Santa Catarina

Mais recentes

Em caso de dúvida procure Dr José Albino Médico Endocrinologista em Florianópolis/SC.